Barra no Solo

As aulas de barra no solo consistem na execução, maioritariamente no chão, de exercícios que adaptam a técnica de dança clássica e moderna, yoga e pilates, com o objectivo de otimizar o movimento do bailarino pela facilitação, na horizontal e com o apoio do chão, da compreensão da mecânica do movimento corporal, permitindo corrigir alinhamentos e melhorar a técnica. Surgiu nos anos 50 pela mão de Boris Kniaseff, que combinou exercícios de dança clássica e Graham com o objetivo de melhorar a técnica e condição física dos seus alunos.

Melhora a consciência corporal, favorece a correção postural, técnica e de alinhamento corporal, fortalecendo todos os grupos musculares envolvidos na prática da dança, melhorando a performance do bailarino, evitando lesões e sendo um eficaz método de recuperação de lesões e de manutenção da boa forma física.

As aulas de flexibilidade compreendem movimentos e posições de alongamento corporal, individuais ou com parceiro, com exercícios estruturados para o aumento da flexibilidade muscular e corretos alinhamentos articulares, de trabalho ativo e/ou passivo.

Através do sistema progressivo de alongamento de todos os grupos musculares, individualmente e de forma sinérgica, favorece o aumento da flexibilidade muscular, permitindo, nos níveis mais elevados, a execução de movimentos, posições e equilíbrios de dificuldade elevada.



0071 – Marta Costa 2015  copiar

Marta Santos Costa

(Ballet Clássico, Repertório, Pontas, Pas de Deux, Aulas de Aperfeiçoamento Técnico, Danças de Carácter, Barra no Solo)